segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Chile começa a pôr em prática plano B de resgate de mineiros

Familiares falam com mineiros por videoconferência



Familiares falaram com mineiros por videoconferência no domingo
O ministro da Mineração do Chile, Laurence Golborne, disse na noite de domingo que as equipes de resgate deram início a um "plano B" para salvar os 33 mineiros que estão soterrados em uma mina no norte do país.
No domingo, os mineiros completaram um mês dentro da mina.
Pelo plano principal, a máquina australiana Strata 950 está perfurando um novo túnel, que já atingiu 67 dos 700 metros de profundidade necessários.
O plano B prevê o uso de outra máquina que alargará um dos pequenos túneis já escavados no último mês, na época em que ainda estavam sendo feitas sondagens para achar os mineiros.
Estima-se que, caso seja bem-sucedido, o plano B possa antecipar em um mês o resgate dos mineiros.
"Em um prognóstico otimista, princípios de novembro", disse Golborne.
As equipes de resgate disseram que as "gaiolas" que serão usadas para retirar os mineiros medem 55 por 60 centímetros, e contém dispositivos de luz e comunicação. O resgate de cada um dos 33 mineiros deve durar entre 20 e 30 minutos.
'Plano C'
Familiares lembraram um mês do acidente
Familiares lembraram aniversário de um mês do acidente
No domingo, as autoridades chilenas revelaram os detalhes de um terceiro plano de resgate dos mineiros, que já havia sido anunciado na semana passada pelo presidente chileno, Sebastián Piñera.
O "plano C" prevê o uso de uma máquina RIG 422, que é utilizada na extração de petróleo. As primeiras peças da máquina começaram a chegar à mina de São José na quarta-feira.
A perfuradora gigante está em Iquique, cidade que fica a mil quilômetros da mina. Para transportá-la para a mina são necessários mais de 40 caminhões. As autoridades esperam que em algumas semanas a RIG 422 esteja disponível na operação de resgate.
No domingo, às 13h40 (14h40 em Brasília), os familiares dos mineiros que estão morando no acampamento do lado de fora da mina promoveram um buzinaço para marcar o aniversário de um mês do deslizamento.
"É um momento de grande emoção, de lembrança, não é um momento de celebração. É um momento de esperança de que conseguiremos no menor tempo possível trazê-los para a superfície, devolvê-los às suas famílias e terminar com o trabalho de resgate", disse Golborne.
Os familiares conversaram por cinco minutos com os mineiros via videoconferência
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100906_planob_mineiros_chile_dg.shtml 

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Sheila, boa noite!!!
    Que notícia maravilhosa, qualquer plano que poça antecipar o resgate é muito bem vindo, quanto antes conseguirem o resgate, melhor... É muito sofrimento ficar soterrado por tanto tempo... que Deus ilumine a todos eles e seus familiares... vamos ficar torcendo e orando para que dê tudo certo.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Abraços e muita paz em sua vida!!!

    ResponderExcluir
  2. bah muito triste a situação deste mineiros
    imagino a angustica deles e de seus familiares
    bjim guria

    ResponderExcluir