quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Com ajuda da Nasa, mineiros no Chile terão simulação de dia e noite

Funcionários da mina San José colocam bandeira em homenagem aos 33 trabalhadores presos (Reuters)
Resgate dos mineiros pode demorar mais de três meses
O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, afirmou que, com o apoio de uma equipe de especialistas da agência espacial americana Nasa, os 33 mineiros soterrados há quase um mês terão uma simulação de dia e noite com luzes artificiais.
"Eles (da Nasa) vão enviar (aos mineiros) equipamentos, mecanismos de energia, lâmpadas de LED, eles calcularam exatamente qual é a intensidade da luz em cada parte da mina", disse o ministro ao site chileno La Tercera.
O ministro disse que "o mais importante que estamos fazendo neste momento, do ponto de vista psicológico, é simular condições de dia, noite, separar o espaço onde moram em áreas (...) e isto já foi conseguido".
A respeito do resgate dos trabalhadores, que nesta segunda-feira completam 27 dias presos a quase 700 metros de profundidade, o ministro disse que os especialistas da Nasa afirmaram que não se deve falar em prazos.
A equipe de especialistas da agência espacial americana - com um médico, um nutricionista, um engenheiro e um psicólogo - chegou ao Chile na terça-feira.
"(Os especialistas) insistiram muito para nos concentrarmos na missão: que é preciso cumprir isto (algum trabalho), fazer tal escavação, que temos que baixar a cápsula. Mais do que em uma data precisa", disse.
Para Mañalich, "sendo completamente honestos, o tempo que estamos falando, mais ou menos, é de três meses e eles (os mineiros) já sabem".
Cigarros, álcool e grupos
A equipe de especialistas da Nasa também recomendou que os 33 mineiros presos fiquem sem cigarros e sem bebidas alcoólicas.
Os especialistas afirmam que é preciso primeiro acertar a nutrição dos trabalhadores antes de se pensar em enviar bebidas para o abrigo.
Alguns dos mineiros já estão desesperados pela falta de cigarros, e médicos estão enviando a eles adesivos e chicletes de nicotina. No entanto, a orientação é de que não sejam enviados cigarros, para não piorar a qualidade do ar dentro do abrigo.
Outro problema enfrentado pelos trabalhadores presos é que nem todos são amigos, alguns apenas se conheciam.
Então, segundo o site La Tercera, os mineiros, por iniciativa própria, se dividiram em três grupos para cumprir turnos de trabalho de oito horas. Estes grupos convivem e até dormem em áreas diferentes e cada um tem seu líder: Omar Reygada, Carlos Barrios e Raúl Bustos.
O operário mecânico José Ojeda, que escreveu a primeira mensagem quando os trabalhadores foram encontrados na mina San José, é um dos 11 integrantes da equipe batizada de Rampa.
Em uma de suas cartas, Ojeda enviou um mapa e explicou que "este é grupo é pura paz, todos trabalhamos e damos ânimo aos outros, sempre vendo como está o ânimo do outro".
Na noite da última segunda-feira, começaram os trabalhos de escavações na superfície para tentar retirar os trabalhadores da mina.
Clique Leia mais na BBC Brasil: Túnel para resgate de mineiros no Chile começa a ser perfurado
Como será feito o resgate dos mineiros

1. Primeiro, um buraco piloto de 33 centímetros de diâmetro é furado até o local onde estão os mineiros
2. Em seguida, o buraco é ‘alargado’ com uma broca para um diâmetro entre 60 e 70 centímetros. Fragmentos caem pelo buraco até o fundo
3. Depois disso, uma cápsula de resgate é baixada até os mineiros, e cada um é vagarosamente transportado para a superfície.

Fonte:

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/09/100901_chilenasaatualizafn.shtml 

4 comentários:

  1. O curioso é há tecnologia para simular o dia e a noite, mas não há para tirarem os homens de lá mais rapidamente. Agora ficar preso num buraco a 700 m de profundidade e ainda querer fumar lá dentro é demais...rs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário querida! Visitei teu Blog e gostei muito. Parabéns!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Sheila, boa noite!!!
    Tudo bem, minha amiga?
    Que sufoco estão passando essas pessoas... deve ser horrível a espera para o resgate... esses noventa dias acabam parecendo anos para quem está lá dentro... tomara que consigam agilizar isso.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Estou Dú! Eu também estou torcendo para que isso se resolva logo!

    ResponderExcluir