quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Empresária de MG está entre as 10 melhores empreendedoras do mundo

O projeto da farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela Araujo usa o café como matéria-prima para a fabricação de cosméticos.

Café para o cabelo e para a pele! Em Três Pontas (MG), uma empresa usa os grãos verdes de café na produção de cosméticos. O pioneirismo do projeto já trouxe reconhecimento internacional para a empresa.

O município de Três Pontas é o maior produtor de café do mundo. São 30 milhões de pés, em 24 mil hectares.

Uma empresária da cidade teve uma idéia sensacional: usar o café como matéria-prima para a fabricação de cosméticos. Já são 33 produtos. Como o sabonete café maduro, feito com o grão.

O projeto é da farmacêutica e bioquímica Vanessa Vilela Araujo. Hoje, com o trabalho, Vanessa está colocada entre as 10 melhores empreendedoras do mundo.

“Nós estamos na região que é a maior produtora de café do mundo, onde tudo gira em torno do café. Então, porque, além de se tomar café, também não se passar café na pele, no cabelo e no corpo?”

Estudos revelam que a cafeína estimula a queima de gordura e a redução de medidas e as propriedades esfoliantes do grão torrado melhoram a circulação sanguínea.

“O café é extremamente rico para a nossa pele. Ele tem alta concentração de substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, que causam o envelhecimento da nossa pele”, explica a farmacêutica Vanessa Vilela de Araújo.

A fazenda do marido da empresária, o produtor rural Juliano Araújo, colhe 420 toneladas de café por ano. Da produção, 10% vai para a fábrica de cosméticos.

“Geralmente, a gente usa um café fino, o cereja descascado, que é o top da nossa produção, o melhor café nosso. então a gente usa também para o cosmético o nosso melhor café”, diz Juliano Araújo.

A produção dos cosméticos é feita em um laboratório, em Três Pontas. No local, todas as fórmulas são testadas.

“Desde o desenvolvimento até a colocação do produto no mercado, esse tempo pode variar em torno de seis meses a um ano, dependendo da complexidade de cada produto”, comenta Vanessa Vilela Araújo.

Ela fez o curso Empretec, do Sebrae, que orienta empreendedores. O programa corrige os pontos fracos e aprimora os pontos fortes de quem vai montar um negócio. No curso, a empresária decidiu terceirizar a produção dos cosméticos.

“Montar uma estrutura física, com investimentos altos em maquinários, funcionários, naquele momento não seria o interessante. Portanto, foi uma alternativa buscar implementar o negócio, mas não investindo diretamente em maquinários, funcionários, e com uma estrutura alta”, revela o gestor do Sebrae em Varginha, Juliano Cornélio.

A linha de produção terceirizada está concentrada em indústrias de São Paulo. Uma delas transforma os grãos em extrato de café, que é a matéria-prima para os cosméticos. Outras três fábricas fazem o produto final.

“Partimos para buscar parceiros que tornassem o negócio mais sustentável e mais viável economicamente”, diz Juliano Cornélio.

A empresária quer atingir homens e mulheres das classes A, B e C. Os cosméticos são vendidos em lojas multimarcas, perfumarias, spas urbanos e farmácias.

“Eu costumo comprar o revitalizante corporal. Ele deixa a pele macia, com brilho, bonita”, conta a cliente Michele Castro Tavares.

Mesmo quem não gosta do cheiro de café pode usar os cosméticos. O produto é feito a partir do grão verde, antes de ser torrado e leva apenas 5% de extrato de café na sua composição.

“É um cheiro muito suave. Eu experimentei na pele. É uma sensação agradável”, diz a cliente Maria Isabel.

Hoje, a empresa de cosméticos tem 180 pontos de venda, em 16 estados e já exporta para Holanda e Portugal. Até o final de 2010, o objetivo é triplicar o faturamento do ano passado.

Outra inovação da empresa foi criar pontos de venda em cafeterias. Em um ambiente em que todos gostam de café, o produto atrai naturalmente o interesse dos clientes. A estratégia deu certo e hoje 20% dos cosméticos são vendidos em cafeterias.

Os produtos ficam nas prateleiras à disposição dos clientes e o negócio também é bom para a cafeteria.

“O meu faturamento aumentou 25% com os cosméticos”, afirma a dona de cafeteria, Márcia Ramos. Com o sucesso dos produtos, o Sebrae indicou Vanessa Araújo para o prêmio Empretec Women in Business Award.

“Nós percebemos a grande característica empreendedora da empresária, dos empresários envolvidos, na questão para o prêmio, ou seja, trabalhar realmente a busca pelo empreendedorismo, ser realmente mulheres empreendedoras em todos os sentidos”, afirma o gestor do Sebrae em Varginha Juliano Cornélio.

“Estar entre as 10 melhores empreendedoras do mundo é um motivo de orgulho muito grande. É um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido”, afirma Vanessa Araújo.


Fonte: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1617211-17958,00.html

2 comentários:

  1. Amiga muito bom este post e viva a essa Brasileira, prova de que temos talento falta e investimento.
    parabéns.

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  2. Minha querida amiga Sheila, boa noite!!!
    É a mulher conquistando o seu espaço, cada vez mais elas se destacam em projetos como esse, parabéns a nossa lutadora Vanessa, que Deus continue iluminando o seu caminho e que sua empresa prospere cada vez mais, levando o nome do nosso país para todos os cantos do mundo.
    Parabéns pela excelente postagem!
    Beijos no coração e muita luz em seu caminho!!!

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