domingo, 3 de outubro de 2010

Estudantes do Irã e da Turquia acompanham as eleições em Salvador

Agência Brasil
Publicação: 02/10/2010 15:24



Um grupo de estudantes universitárias estrangeiras vai acompanhar as eleições amanhã (3) em Salvador. Coordenadas por um professor americano da American University, de Washington, duas mestrandas da Turquia e uma doutoranda do Irã, estudantes de Ciência Política, vieram ao Brasil conhecer o processo eleitoral baseado no voto eletrônico.

De acordo com a coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Elke Petersen, o pedido de acolhimento dos observadores internacionais foi feito pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. As estudantes estão em visita à capital baiana por meio de acerto feito, no início de setembro, entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Conselho Internacional para Educação Eleitoral.

Em Salvador, as alunas terão a chance de ver, em cinco escolas que funcionarão como locais de votação, todos os procedimentos eleitorais, desde a instalação de uma urna eletrônica até a votação. “Elas vão a campo e têm uma jornada extensa. Vão ver a impressão da zerésima de uma seção eleitoral, depois vão para outra seção ver a movimentação em locais distintos, socioeconomicamente falando”, disse Elke.

As estudantes estrangeiras também acompanharão a apuração e totalização dos votos, previsto para as 18h30, em um telão montado no edifício sede do TRE-BA. “Ao final, elas vão assistir um pouco da Votação Paralela, das urnas que vão passar por auditoria.

Também vamos encaminhá-las a um colégio para acompanhar a transmissão remota de dados de vários locais de votação. Ao final voltam ao TRE-BA para ver o local onde os votos são computados”, afirmou a coordenadora à Agência Brasil.

Além dos estudantes do Oriente Médio, um grupo de observadores do Haiti também deveria acompanhar o processo eleitoral na Bahia. Porém, eles ainda não chegaram a Salvador nem entraram em contato com TRE. O grupo de haitianos faz parte da organização não governamental Rede Nacional de Observação do Haiti. Segundo Elke, após acompanhar as eleições, o grupo faria um relatório para uma comissão parlamentar no Haiti sobre as inovações do processo eleitoral e os avanços do Brasil em matéria eleitoral.

Ao todo, nove estudantes estrangeiros estão em visita ao Brasil por meio de contato feito pelo Conselho Internacional para Educação Eleitoral com a Justiça Eleitoral. Além dos estudantes que estão na Bahia, três estão em Minas Gerais e outros três no Rio Grande do Sul. Cerca de 150 autoridades governamentais e não governamentais, representando 36 países e várias organizações estrangeiras, estarão no Brasil como observadores internacionais.


Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/10/02/noticia_eleicoes2010,i=216019/ESTUDANTES+DO+IRA+E+DA+TURQUIA+ACOMPANHAM+AS+ELEICOES+EM+SALVADOR.shtml
 

2 comentários:

  1. Minha querida amiga Sheila, boa noite!!!
    Que maravilha, vieram aprender conosco!!!
    Pelo menos em matéria de votação somos os mais desenvolvidos do mundo, que bom!!!
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Beijos no coração e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu também fico feliz Dú, vieram aprender conosco, que bom! rs...Deus abençoe sua vida amigo!

    Beijo no coração!

    ResponderExcluir