terça-feira, 23 de agosto de 2011

Você acha que tem uma mente divergente ou convergente? Conheça os dois tipos de mentes do ser humano

Olá, Tudo bem? Assisti está matéria e achei muito interessante, decidi compartilhar com você. Clique para ver o vídeo.

http://maisvoce.globo.com/videos/v/convergentes-e-divergentes-conheca-os-dois-tipos-de-mentes-do-ser-humano/1606038/


“Você acha que tem uma mente divergente ou convergente? Você é melhor em música? Ou em matemática? Você sabia que estimulando todas as áreas do cérebro pode ajudar a fabricar mais neurônios e ativar mais a mente?”, questionou Ana Maria Braga ao abordar o assunto no Mais Você desta terça-feira, 23 de agosto. Na casa, a apresentadora recebeu a psicóloga Carla Correa, que esclareceu dúvidas sobre o tema.

Quem tem o lado esquerdo dominante é do tipo convergente. São aqueles que têm um maior senso de organização e preferem trabalhar em ambientes arrumados. Outra característica é que os convergentes não conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se a pessoa é pontual e não tolera atrasos, tem o lado esquerdo a todo vapor. Os esquerdos também têm rotinas previsíveis e imutáveis. Quando você fala de alguém, convergente lembra do nome.

Mais Você te ensina a manter o cérebro 'em forma'


Já aqueles que têm a dominância do lado direito, os divergentes, têm a parte intuitiva e criativa bem aguçadas, São desorganizados, imprevisíveis, transgressores de regras. Jamais anotam compromissos na agenda. Quando você fala de alguém, o divergente lembra do rosto.

O repórter Fabrício Battaglini invadiu uma cozinha para acompanhar quais funcionários têm a mente convergente, ou divergente. Com a ajuda da psicóloga Carla Correa, que levou uma imagem eles identificaram as diferenças entre os funcionários.

“Quem tem a mente divergente, deve trabalhar uma atividade específica em um dia, e se atentar para os detalhes dela, com isso, a pessoa vai ativar o seu lado convergente”, destacou a psicóloga. Para quem tem a mente convergente, Carla ressaltou que o que deve ser feito para melhorar a outra área do cérebro, é mostrar para ele que existem outras alternativas para desenvolver atividades, não apenas as que você se acostumou.

Mentes perigosas: Como identificar e se proteger de psicopatas


Na casa, Ana Maria Braga usou várias imagens para que o telespectador identificasse o seu perfil. Carla Correa contou os segredos sobre cada imagem para a apresentadora. “Todo mundo nasce com as duas partes funcionando de maneira idêntica, o que acontece, é que com o passar do tempo, por estímulo, por preferência, ou por educação, você acaba estimulando mais uma parte ou outra”, ressaltou a psicóloga.

Ela também contou que a nova geração é muito mais divergente. “São pessoas que se detém muito menos aos detalhes. Tem uma pesquisa aonde um autor americano diz que, hoje, nas Universidades, os estudantes não conseguem ler um livro só por determinado tempo”, destacou Carla. “Por que hoje é tão difícil para os professores manterem a atenção dos alunos? Por que eles estão conectados. Eles nasceram conectados”, explicou.

A psicóloga também contou que somos educados para ler códigos. Isso nos permite identificar letras que são parecidas no meio das palavras, e lê-las de maneira correta. Ao finalizar a conversa, Ana Maria Braga agradeceu a participação da profissional.


Faça o teste você também com as seguintes imagens:



Mais Você

Mais Você

Mais Você

Mais Você

Mais Você



4 comentários:

  1. Um valeu hein a dica rsrsrsr... Ficou legal é bastante interessante para nos conhecermos melhor. Bjusss

    ResponderExcluir
  2. Verdade Kaly. Obrigada pela dica amiga! Valeu!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a materia, e eu acho que tenho uma mente mais divergente mesmo...kkkkk..bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Moises que saudades de vc querido! Olha Moisés a minha é divergente também, rsrs...será que é por isso que sou doidinha? rsrs. Beijo Moisés obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir