terça-feira, 13 de julho de 2010

Pequeno empresário faz sucesso com restaurante de massas em kombi adaptada

A empresa tem autorização da Prefeitura de São Paulo para vender alimentos. O negócio funciona todas e tem até serviço de entrega.

Quem passa à noite pela avenida logo vê: bem em frente a uma loja de lingerie, está o carro restaurante. No cardápio, apenas massas.

O negócio é concorrido. Os clientes chegam a todo o momento.

“Na primeira vez, eu fui convidado, tive curiosidade, por ser na rua, comer massa na rua, é diferente, não é? Aí vim aqui pela primeira vez, comi, achei bom e voltei. É muito bom”, conta o cliente Jefferson Brainner.

“Eu moro aqui perto, vinha da aula de inglês, parei, olhei: vou experimentar. É a melhor comida de rua que eu já experimentei”, revela a cliente Arabela Amaral.
Dentro do veículo, o empresário Rolando Vanucci prepara as massas: fetuccini, ravioli
e nhoque.

O restaurante sobre rodas é tão pequeno que o espaço mal dá para o empresário. A cozinha foi instalada na parte de trás do veículo adaptado, numa área de dois metros quadrados. No espaço, tem fogão, geladeiras, armários e pia. O investimento no negócio foi de R$ 20 mil.


“É pequeno, mas é tudo ajeitadinho e é muito rápido. Eu pego a massa, coloco na espagueteira, ponho o molho, monto e entrego pro cliente. Eu acho que São Paulo é aberto, amplo para todo o tipo de ramo, alimento, seja lá o que for. Então, São Paulo é um mundo à parte, eu acho isso. E por ter cachorro-quente em um monte de lugares, eu achei melhor fazer uma coisa diferente de tudo para ter um diferencial”, explica o empresário Ronaldo Vanucci.


A empresa tem autorização da Prefeitura para vender alimentos. O negócio funciona todas as noites.


O carro-restaurante atende num local privilegiado, no cruzamento da Avenida de Perdizes, bairro nobre de São Paulo. No local, ele tem visibilidade, movimento à noite toda e até estacionamento para 12 veículos e o que é melhor: não paga nada por isso.

O empresário fez parceria com a loja de lingerie. Ele vigia o local à noite e em troca pode usar o espaço externo.

“Eu acredito muito na situação de que é uma troca, é recíproca. Tanto eles me trazem clientes quanto há uma possibilidade também de eu trazer clientes pra eles”, afirma Vanucci.

Cerca de 70 mil veículos passam, toda noite, pela avenida. Prato cheio para o restaurante sobre rodas!


“Eu passei de carro, eu vi a peruinha, achei interessante, achei que era de cachorro- quente, mas na verdade era massa. Fiquei surpreso e acabei comendo. Virei cliente, sempre que eu posso, estou aqui”, diz o cliente Johnny Gonçalves.

O bom movimento de clientes fez com que o empresário colocasse mesas na calçada para 30 lugares. Agora, ele monta uma cozinha próxima ao espaço, para ampliar a capacidade de atendimento.

“Para eu poder fazer minha central, onde eu vou poder armazenar meus produtos, poder fazer meus molhos e suprir a deficiência do espaço físico que eu tenho na kombi”, conta o empresário Vanucci.

O pequeno restaurante oferece dez massas, com três tipos de molhos, mais variações. A empresa vende 70 refeições por dia.


“Você pode ter um produto bom, o cliente não vai saber se é bom. Você pode ter uma matéria-prima maravilhosa, o cliente não vai saber. Mas se você o atender bem, abraçá-lo, trazê-lo, ela vai ficar com vontade de conhecer seu produto. Aí o produto, se ele for bom, ganha o cliente”, explica Rolando Vanucci.

Como o empresário não paga o aluguel, o preço é competitivo. O prato varia de R$ 12,50 a R$ 17,50. "Eu acho barato, dá para duas pessoas comerem, não consigo comer sozinha”, afirma a cliente Anne Diniz.

O empresário Rolando Vanucci ampliou as vendas pela região. Ele montou até um serviço de entrega: recebe pedidos pelo celular e um motoboy entrega os pratos.
A clientela é fiel. João Miguel Cury pede pelo menos um prato de massa toda semana.

“Eu passava todos os dias pelo cruzamento e percebi que era massa que ele servia, eu parei, experimentei, gostei muito e peço sempre agora, no lugar da pizza, porque é muito mais rápido”, conta João.

“O negócio está crescendo, é um crescimento que até, às vezes, pode assustar, porque não estamos acostumados. A gente iniciou no inverno de 2007, a demanda era pouquinha, as pessoas não conheciam você. Hoje a gente tem uma clientela mais fiel e a gente já está naquela posição do cliente indicar e, assim, estamos crescendo sucessivamente”, comemora o empresário Vanucci.

Para ver a reportagem completa:
http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1605676-17958,00-PEQUENO+EMPRESARIO+FAZ+SUCESSO+COM+RESTAURANTE+DE+MASSAS+EM+KOMBI+ADAPTADA.html

2 comentários:

  1. Amiga Sheila, para trabalhar e vencer na vida basta ter vontade, iniciativa, criatividade e lutar pelo sua atividade. É o caso de Rolando, com criatividade e vontade conseguiu o sucesso. Abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo Dú. Isso é ser um empreendedor!

    Boa semana amigo! Deus abençoe!

    ResponderExcluir