domingo, 2 de maio de 2010

Diretor de Avatar desenvolve câmera 3D para Nasa

O objetivo é dar mais popularidade às missões a Marte

iG São Paulo | 30/04/2010 19:04
O diretor James Cameron, famoso pelas imagens do filme "Avatar" transmitidas nos cinemas em 3D, está ajudando a Nasa a construir uma câmera 3D em alta resolução. O equipamento deve fazer parte da próxima geração de veículos remotos que serão enviados para Marte, em 2011.


Foto: Getty Images Ampliar
James Cameron convenceu o administrador da Nasa a mandar câmeras 3D para Marte
Em reunião, em janeiro, Cameron falou para o administrador da agência, Charles Bolden, que a inclusão de uma câmera 3D estimularia o público a entrar em contato com a missão. O argumento conseguiu convencer Bolden. A câmera está sendo construída em San Diego.

Vida fora da Terra

Ao mesmo tempo, esta semana a agência espacial discutiu sua estratégia para encontrar vida fora da Terra. Os pesquisadores estão checando 28 possíveis missões futuras como ir até Marte ou para as luas de Júpiter e Saturno. A lua Europa de Júpiter, por exemplo, pode possuir oceanos com vida. Mas eles são realistas: a busca, por enquanto, é por formas de vida simples como bactérias.

Apesar da estimulante notícia, alguns cientistas não gostaram da ideia. Embora a maioria da vida extraterrestre seja de micróbios, o astrofísico Stephen Hawking disse em seu novo programa de TV que a visita de extraterrestres à Terra seria como Cristóvão Colombo chegar às Américas. "Formas avançadas de vida, provavelmente, seriam nômades buscando colonizar e conquistar", afirmou.

A astrobióloga da NASA, Mary Voytek, disse em uma entrevista coletiva que a agência está preparada para fazer descobertas sobre qualquer tipo de vida. O astrônomo do Instituto para Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI, em inglês), Seth Shostak, acredita que mandar mensagens para o universo em busca de vida não é como gritar na selva. "Será que teremos que nos esconder para sempre debaixo de uma rocha? Isso, para mim, não é modo de viver", conclui.

Texto do site: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/diretor+de+avatar+desenvolve+camera+3d+para+nasa/n1237602467345.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário