terça-feira, 13 de julho de 2010

Oficina mecânica moderna permite que consertos sejam acompanhados pela internet

O serviço atrai clientes interessados em agilidade e em cuidado diferenciado. As mulheres também aprovaram o novo conceito.

Além de ser bem limpa, a oficina mecânica moderna permite que os consertos sejam acompanhados pela internet. O negócio atrai uma clientela lucrativa: os donos de carros importados.

A empresária Rosemeire Candeo montou a oficina mecânica que ela, como cliente, gostaria de ter à disposição, com um espaço limpo, confiável e de atendimento personalizado.

“Foi feita uma pesquisa de mercado. Existe uma carência muito grande de oficinas com esse perfil nosso e a gente resolveu abrir por conta da carência do mercado mesmo”, explica a empresária.

No espaço de mil metros quadrados da oficina, as paredes são brancas. Não há graxa, nem ferramentas espalhadas pelo chão. Os 12 mecânicos trabalham uniformizados e o ambiente é bem iluminado.

Quando o veículo chega, é fotografado e um funcionário coloca capas protetoras nos bancos, no câmbio e no volante. A oficina recebe 130 veículos por mês, quase todos importados. A proposta da empresária Rosemeire é oferecer tecnologia ao cliente.
A tecnologia vai além dos equipamentos usados para detectar o problema e fazer a regulagem dos veículos. O cliente pode acompanhar todo trabalho feito na oficina em tempo real pela internet. As imagens são transmitidas por câmeras que ficam em cima dos elevadores.

“Todo cliente é muito instruído sobre o que está acontecendo no carro. O veículo, na hora em que chega, é todo fotografado, para se ter uma ideia de tudo o que está acontecendo no início do trabalho. Nós temos uma câmera que acompanha o veículo caso o cliente queira. Ele fica com uma senha e pode acompanhar de casa, pela internet, todo procedimento. O cliente também tem na hora do orçamento e na hora do fechamento, as peças que foram retiradas do veículo, para ele entender o que foi feito no carro dele”, conta a empresária Rosemeire Candeo.

O serviço diferenciado tem conquistado clientes. Um deles é Fernando Palermo. Ele deixou o carro na oficina e, uma hora depois, no escritório, pôde conferir, pela internet, o trabalho dos mecânicos.

“A transparência que é mostrada para a gente, quando a gente vai à oficina, aprova um orçamento, vejo quais itens vão ser trocados, vejo que o pessoal está realmente trabalhando no meu carro e trocando aqueles itens que me passaram. Eu fico tranquilo e posso deixar de olhos fechados”, diz o cliente Fernando.
Na oficina, a empresária Rosemeire acompanha de perto todos os serviços. Ela também faz questão de negociar com os fornecedores de peças.

Outra preocupação da empresária é com o meio ambiente. Janelas laterais e telhas transparentes garantem o máximo de aproveitamento de luz solar. A água da chuva é armazenada em tanques e serve para lavar peças e carros. Antes de ser despejada no esgoto, a água passa por um tratamento que retira óleo e resíduos. Com a iniciativa, a empresária diminuiu os gastos da empresa.

A previsão de faturamento da oficina é de R$ 2 milhões por ano. Segundo a empresária, para montar uma oficina moderna, o investimento inicial gira em torno de R$ 150 mil. É preciso que o negócio ofereça mão-de-obra qualificada e tecnologia de ponta, além de conforto aos clientes.

“Eu acho isso muito importante para quem está sempre correndo e precisa ter agilidade, inclusive para a mulher que tinha essa dificuldade de entrar numa oficina e se sentir à vontade, hoje, acho que a gente já superou isso e os clientes estão muito satisfeitos, principalmente as mulheres”, comemora Rosemeire.

A cliente Liliane Pires de Sá não abre mão do conforto. Ela optou pela oficina com a certeza de que teria um atendimento diferenciado.

“Primeiro que é um ambiente super claro, completamente diferente daquele estereótipo que a gente tem de oficina. Sou bem recebida, parece que a gente está em uma de visitas”. Compara Liliane.

Para saber mais clique:
http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1605673-17958,00-OFICINA+MECANICA+MODERNA+PERMITE+QUE+CONSERTOS+SEJAM+ACOMPANHADOS+PELA+INTE.html

2 comentários:

  1. Oi amiga Sheila! As coisas estão começando a mudar com relação à eficiência e higiêne, além do acompanhamento visual, tem oficinas que são verdadeiras sucatas, repleta de muita sugeira e graxa. Achei muito interessante. Parabéns pelo post! Abraços e muita paz!!! Pirollo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário amigo, eu também gostei muito dessa notícia, espero que surjam com esse cuidado e tranparência. O investimento vale a pena, gera um retorno satisfatório porque alem de conquistar clientes com sua transparência, qualidade e higiene, é um projeto sustentável. Sucesso garantido!

    ResponderExcluir