terça-feira, 3 de agosto de 2010

Pai descobre na internet tratamento para filha com doença rara

Charlotte Durham
Charlotte Durham sofre de raro transtorno neurológico

Um pai conseguiu convencer o sistema de saúde público britânico, o NHS, a financiar um remédio que ele encontrou na internet para tratar a filha doente.
Charlotte Durham, de 18 anos, que sofre de hipertensão intracraniana idiopática – um raro transtorno neurológico que aumenta a pressão interna no cérebro levando a dores de cabeça lancinantes e que pode causar cegueira – descreveu o tratamento como “um milagre”.
O pai dela, Andy, descobriu pela internet um remédio que obteve bons resultados no tratamento de 24 pacientes da doença, de um grupo de 26, durante um estudo médico na Grécia.
A autoridade de saúde de South Staffordshire, onde mora a jovem, concordou em financiar o tratamento pelo NHS.
O sistema de saúde público britânico financia tratamentos e remédios para os pacientes, desde que tenham sido testados e aprovados pelas autoridades de saúde locais.
“Impressionante”
A autoridade explicou que a substância octreotide “normalmente não é financiada” para esta doença.
Ao comentar sua condição, a jovem disse: “Estava com medo de ficar cega. Todos os remédios que usei me deixaram pior, então, disse à minha mãe e ao meu pai: ‘Estou desistindo’”.
“Foi aí que meus pais falaram: ‘Bem, nós não estamos desistindo, tem alguma coisa por aí que pode curá-la.’ Foi aí que meu pai começou a procurar na internet.”
Andy Durham
Andy Durham não se conformou com a falta de tratamento disponível
Andy Durham descobriu que o remédio que, normalmente, é usado para problemas de crescimento anormal, havia ajudado pacientes de hipertensão intracraniana idiopática.
Charlotte corria o risco de ter que passar por uma cirurgia na qual o líquido cefalorraquidiano (LCR), que causa o aumento da pressão dentro do crânio, é drenado para outra cavidade corporal.
Mas seu pai convenceu o Hospital da Universidade de North Staffordshire a experimentar o uso da octreotide durante um tratamento de dez dias. O hospital então sugeriu o tratamento para as autoridades locais de saúde.
Tratamento
Em um comunicado, a autoridade local de saúde afirmou: “A autoridade local concluiu que este caso tem circunstâncias clínicas excepcionais por conta da condição de Charlotte ser incomum, mesmo entre pacientes em condições similares, e ela não responder ao tratamento comumente recomendado para esta doença”.
“Sua resposta inicial a este tratamento foi animadora.”
Segundo o neurologista Brendam Davies, da Clínica Regional de Dores de Cabeça de North Midlands, “o caso de Charlotte ressalta a necessidade de financiamento de mais pesquisas clínicas sobre o tratamento efetivo de hipertensão intracraniana idiopática”.
A doença normalmente atinge mulheres jovens e obesas.
Charlotte afirmou que o risco de cirurgia é coisa do passado, e que ela nem pensaria em tomar outro remédio agora.
Seu pai explicou: “Você faria qualquer coisa por seus filhos, qualquer coisa. Eu não podia aceitar que o tratamento disponível no serviço público era tudo o que havia”.

Fonte:  http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/08/100803_pairemediointernet_ba.shtml

2 comentários:

  1. Querida amiga Sheila, a internet é uma excelente fonte de informação, conseguimos tudo que precisamos, inclusive auxílio para tratamento de saúde. No mês passado descobri por intermédio da internet uma clínica especializada em doenças renais para crianças, a filha de um amigo aqui da minha cidade estava com uma doença rara nos rins e sem condições de tratamento por aqui, e o melhor de tudo é que a clínica presta serviços gratuitos. Parabéns pela excelente postagem! Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre digo a muitos... A internet não é só Orkut e e-mail... Ela vai além, rompe barreiras! Grande história. Grande mensagem que esse pai deixa a nós.


    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir